26/05/2011 12:26

Vendas nos supermercados desaceleram

A desaceleração das vendas nos supermercados brasileiros atingiu todas as categorias de produtos conforme levantamento da Nielsen realizado a pedido da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Segundo a pesquisa, o volume comercializado nos autosserviços cresceu 3,7% no primeiro quadrimestre deste ano, o que representou praticamente metade da evolução de igual intervalo de 2010, quando a quantidade de produtos vendidos nos supermercados subiu 7,2%.

“Todas as categorias já crescem num ritmo menor este ano e a indústria deverá se adaptar a esse novo patamar”, afirmou o presidente da Abras, Sussumu Honda. O dirigente ressalta, porém, que o nível de crescimento observado neste início de ano “continua forte”, o suficiente para manter a demanda da indústria alimentícia aquecida, tanto em termos de produção quanto de investimentos. “Os ganhos de massa salarial, mesmo menores do que no ano passado, sustentam o crescimento das vendas nos supermercados”, disse.

De acordo com o levantamento da Nielsen, o crescimento das vendas de bebidas alcoólicas desacelerou de 16,1%, registrado no primeiro quadrimestre do ano passado, para 8,4%, nos quatro primeiros meses de 2011. Na mesma comparação, houve desaceleração das vendas de bebidas não alcoólicas, de 12,7% para 3,5%; de produtos perecíveis, de 9,6% para 7,8%; de limpeza caseira, de 6,9% para 3%; de mercearia salgada, de 5,4% para 0,8%; de mercearia doce, de 3,5% para 1,9%; e de higiene e limpeza, de 3,5% para 3,3%.

 FONTE:TRIBUNA DO NORTE ONLINE

—————

Voltar


Contato

Nildinha freitas

@nildinhafreitas no twitter