21/05/2011 21:17

BRASIL E A PESQUISA DE CÉLULAS-TRONCO

 

Cientistas brasileiros criam dentes com células-tronco

 

 

 
 
 
 
 

 

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estão tentando desenvolver a partir de moldes biodegradáveis e células-tronco, a produção de dentes. Os primeiros experimentos, feitos em ratos, já mostraram resultados positivos e os cientistas conseguiram criar dentes nos animais.

Trabalhando nas pesquisas desde 2001, Mônica e Silvio Duailibi - que também são professores da universidade - continuaram a desenvolver o projeto até que, em 2008, publicaram os resultados dos implantes que fizeram nas mandíbulas dos animais.

"Esses implantes também foram positivos, mas isso em caráter experimental. Agora nós avançamos nas pesquisas e estamos coletando células de descarte de dentes humanos e processando essas células em laboratório, analisando em quanto tempo elas mineralizam, qual é a estabilidade delas e a saúde destas células”, ressaltou.

Os cientistas ainda não sabem informar se o material biológico pode ser desenvolvido para os indivíduos, sem o risco de promover a formação de um tumor, ou de outro tecido que não era o esperado. "Mas a nossa pesquisa infere que, num futuro, a gente possa devolver para o paciente uma estrutura exatamente igual ao dente original. Ou seja, eu vou implantar lá no interior do osso algo que vai surgir como surgiria um dente normal", diz a pesquisadora.

 


FONTE:DIÁRIO DE NATALONLINE
 


 

—————

Voltar


Contato

Nildinha freitas

@nildinhafreitas no twitter