12/08/2011 23:17

Caern implanta sistema de abastecimento em comunidade rural de Bento Fernandes

 

DivulgaçãoMoradores do assentamento Ubaia vão passar a contar com o serviço de abastecimento de águaMoradores do assentamento Ubaia vão passar a contar com o serviço de abastecimento de água
Os moradores do Assentamento Ubaia, no município de Bento Fernandes, a mais de 90 quilômetros de Natal, vão passar a contar com o serviço de abastecimento de água. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) abrirá no próximo, dia 23 licitação para implantação da rede de distribuição de água para as cerca de cem pessoas que vivem na comunidade. A implantação da rede custará R$ 65 mil (valor referente à compra do material) e será feita com recursos próprios da Caern. Depois de aberta a licitação, os serviços devem ser começados em 60 dias. .A empresa vencedora do processo licitatório tem prazo de 30 dias para concluir o benefício, após o recebimento da ordem inicial de serviços emitida pela Caern.

 Atualmente a Caern abastece cerca 500 comunidades rurais através de adutoras implantadas pelo Estado. A Companhia desenvolve um programa aplicado ao saneamento rural que é modelo de gestão. Cada comunidade rural atendida tem autonomia, o que a torna responsável pela administração e operação do próprio sistema de abastecimento. Até 2012, a Caern espera alcançar 32,5 mil pessoas, residentes em assentamentos, sítios, distritos e comunidades afastadas das áreas urbanas. A meta, de acordo com o diretor-presidente da Caern, Walter Gasi, é atingir todas as comunidades rurais do Estado nos próximos quatro anos, atendendo à determinação da governadora Rosalba Ciarlini, que é universalizar o abastecimento de água no período de quatro anos.

Com a ampliação dos sistemas de abastecimento de água em todas as regiões do Estado, é cada vez mais difícil encontrar nas cidades do interior os antigos chafarizes, onde as pessoas formavam longas filas para encher baldes de água. A maior parte das comunidades rurais atendidas pela Caern (199 das 500 abastecidas pela empresa) está localizada na área onde está o sistema adutor Monsenhor Expedito.

Com informações da Caern.

 

—————

Voltar


Contato

Nildinha freitas

@nildinhafreitas no twitter