29/07/2011 21:13

Governo lança fórum para micro e pequena empresa

Idealizado para dar suporte ao desenvolvimento do segmento e solucionar questões referentes às micro e pequenas empresas, o governo do estado lançou ontem o Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. A ideia é que o Fórum passe a atuar como instância governamental competente para cuidar do tratamento dispensado às MPEs locais. O objetivo é propor e acompanhar a implementação das políticas governamentais de apoio e fomento, ajustes e aperfeiçoamentos para implantação da política de fortalecimento e desenvolvimento do segmento empresarial. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae-RN e de 16 instituições parceiras.

O Fórum potiguar é o 23º já implantado no país e deverá funcionar em consonância com o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico. Rosalba Ciarlini destacou a necessidade da criação e implantação do Fórum, já que 90% das empresas potiguares se enquadram no perfil de MPE. "É um momento marcante, pois, além de dar segurança a essas micro e pequenas empresas, também poderemos multiplicar o número de empresas no estado, através de ações conjuntas com nossos parceiros", destacou a governadora.

Para o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, o fórum deve propor e buscar soluções de apoio às MPE's. "Esse fórum é muito importante para o desenvolvimento econômico do Estado. Nele, poderemos discutir problemas, encaminhar e propor soluções para estimular o desenvolvimento das MPE's no Rio Grande o Norte", avaliou.

Zeca Melo ressaltou que, de dezembro do ano passado até agora, o Rio Grande do Norte alcançou a marca de 20 mil formalizações do programa Empreendedor Individual. "O Sebrae estará prestando consultoria e capacitando esses novos empreendedores para que, a partir da formalização, possam crescer, desenvolver-se e, conseqüentemente, migrar para o segmento de MPE's".

A ação busca também consolidar o setor, que é responsável por 40% dos empregos gerados no Estado. Auxiliadora Rolin, representante do Ministério do Desenvolvimento Econômico, afirmou que "as MPEs são a base da economia brasileira. Com o Fórum potiguar o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte ganha mais um braço, no que diz respeito ao desenvolvimento do setor".

Redesim

De acordo com Américo Maia, secretário-adjunto da Sedec, ainda serão criadas ações como o Programa de Compras Governamentais, com ênfase na participação de empresas de pequeno porte e microempresas. Outro item que será debatido no Fórum será a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

A adoção da Redesim desburocratiza a inscrição ou registro de empresas na Junta Comercial do RN, auxiliando na interiorização do cadastro. Para isso, a Secretaria de Estado da Tributação (SET) atuará em parceria com as Prefeituras, contando com o apoio de cada município.
 

 

 

 

fonte:diário de natal on line

—————

Voltar


Contato

Nildinha freitas

@nildinhafreitas no twitter